BlogUm blog de tecnologia

5 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Classificação 5.00 (1 Voto)

Fotos de Robin Willians e Eduardo Campos são iscas para vírus (Foto: Divulgação/AVG)

Cibercriminosos estão aproveitando a curiosidade mórbida dos internautas e o grande volume de buscas sobre fotos do acidente que matou o candidato à presidência Eduardo Campos e do corpo de Robin Williams, ambos recentemente mortos em situação trágica, para criar novos ataques a computadores. O novo golpe envia e-mail com um pacote ou link que contém supostas fotos das personalidades, que não passam de um vírus detectado como ‘Cavalo de Troia Autoit_c.BAGZ’.

O presidente da AVG Brasil, Leandro Mantovam alerta para o fato de que este tipo de atuação é muito comum nesses casos. 

“Os criadores de vírus para computadores utilizam de grandes eventos de comoção nacional para atuar em sua especialidade: a engenharia social. Uma pessoa triste, comovida ou curiosa pelas mortes de (Eduardo) Campos e (Robin) Williams é uma vítima fácil e propensa a clicar no link e baixar o vírus”, completa.

O especialista em segurança afirma que já foi desenvolvida a vacina contra o malware. Em todo caso, é extremamente importante não clicar em qualquer link que ofereça supostas fotos do acidente do presidenciável e também do ator, independentemente de quem o enviou para o usuário.

As imagens do ator norte-americano Robin Williams e do ex-governador e candidato à presidência Eduardo Campos funcionam como iscas para que programas maliciosos sejam instalados no PC. Vale lembrar que há um longo histórico de ataques do gênero, como foi o caso das fotos do Mamonas Assassinas, mortos num acidente de jatinho em 1996.

 

Publicado em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/fotos-do-acidente-de-eduardo-campos-e-de-robin-willians-morto-sao-virus.html

Por RAQUEL FREIRE para o TechTudo em 14/08/2014 15h32