BlogUm blog de tecnologia

0 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Classificação 0.00 (0 Votos)

Baterias externas podem ser uma boa opção para quem não quer ficar desconectado (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Os carregadores externos têm se tornado um item indispensável na vida de usuários de smartphones. Com aparelhos recheados de recursos e consumo alto, transportar uma bateria externa pode ajudar a não ficar desconectado no meio do dia. No entanto, que características observar antes de comprar um acessório como esse? Confira as dicas do TechTudo para não entrar em furada ao escolher um carregador.

Comprar uma bateria externa na capacidade adequada ao perfil de uso costuma ser um grande desafio para os donos de smartphones. Em primeiro lugar, por conta de um erro comum ao achar que um acessório com a mesma quantidade de miliampère-hora (mAh) do que a do telefone será capaz de oferecer uma carga completa ao aparelho.

Ao conectar o seu telefone a um carregador móvel, parte da energia é perdida durante a transferência de carga. Outro fator que costuma reduzir o rendimento é que, normalmente, os telefones são recarregados ligados com aplicativos e recursos ativados, gerando um consumo simultâneo de energia. Ao fim, os resultados podem ser frustrantes.

Para evitar decepções e desperdício de dinheiro, observe primeiramente a capacidade da bateria do seu telefone. Feito isso, dê preferência a carregadores externos que tenham armazenamento igual ou superior ao aparelho para garantir, pelo menos, 50% de carga. Para ter uma ideia, o Nokia DC-16 com 2.200 mAh é capaz de recarregar cerca de 70% de um Lumia 920 com Wi-Fi e 3G ligado e bateria de 2.000 mAh.

 

Conector

Os conectores microUSB são utilizados por quase todas as companhias atualmente, o que garante uma grande compatibilidade de cabos e acessórios. No entanto, se você é dono de um aparelho da Apple ou modelos mais antigos da Nokia e outras empresas, é preciso ficar atento a essa questão.

 

Smartphones utilizam diferentes tipos de conectores e carregadores externos precisam ser compatíveis (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Smartphones utilizam diferentes tipos de conectores e carregadores externos precisam ser compatíveis (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
 

Se você possui um iPhone 4S ou anterior, deve procurar carregadores com a saída dock de 30 pinos, mais largo, enquanto os usuários de versões posteriores ao iPhone 5 devem buscar conectores lightining com apenas 8 pinos. Além disso, a Nokia e outras fabricantes também optaram por carregadores de bico fino, achatado e outras variantes durante alguns anos, especialmente para aparelhos de entrada como os Ashas, o que também deve limitar as possibilidades de escolha de baterias externas.

Antes de comprar um carregador, portanto, observe o padrão de conector utilizado pelo seu telefone. Caso tenha dificuldades em encontrar modelos compatíveis, uma boa solução é procurar por adaptadores para microUSB. Essas peças tendem a ser facilmente encontradas para ambos os conectores adotados pela Apple, enquanto os demais exigirão uma busca mais profunda.

 

Procedência

Essa é uma questão muito séria, já que pode colocar em risco o telefone e também o usuário. Ao buscar um carregador externo, dê preferência aos modelos da sua fabricante ou de uma marca conhecida, como Incase, miPow, Xiaomi e outras. Assim, é possível minimizar os riscos de problemas elétricos.

Ao encontrar uma marca desconhecida, procure por testes e referências na página de Acessórios do TechTudo ou em outros sites especializados. Verifique também se o modelo possui alguma certificação no Brasil ou em órgãos internacionais. Afinal, baterias com baixa qualidade oferecem risco de curto-circuito e até mesmo incêndios.

 

Fonte de alimentação

Por padrão, as baterias portáteis chegam acompanhadas de um cabo USB para serem carregadas conectadas ao computador. A medida garante uma grande compatibilidade aos acessórios, mas a conexão com o PC exige bastante tempo para uma carga completa, o que pode reduzir a praticidade dos dispositivos e prejudicar usuários com pouco tempo disponível.

 

Conectores e cabos de smartphones podem ser utilizados para recarregar baterias externas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Conectores e cabos de smartphones podem ser utilizados para recarregar baterias externas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
 

Nesses casos, convém observar se o carregador do seu celular é compatível com a entrada da bateria portátil. Assim, é possível carregar o seu acessório na tomada, reduzindo consideravelmente o tempo de espera. Caso não haja a compatibilidade, considere comprar um conector para escapar das portas USB do computador.

 

Tipos e dimensões

Outro fator que tende a fazer diferença no uso de baterias portáteis são as dimensões das mesmas. É possível encontrar modelos com capacidades, tamanhos e tipos variáveis que vão influenciar bastante no seu uso e a escolha deve ser feita com base no seu perfil.

Baterias acopladas podem ser uma boa opção para quem quer economizar espaço no bolso (Foto: Divulgação/Belkin)
Baterias acopladas podem ser uma boa opção para quem quer economizar espaço no bolso (Foto: Divulgação/Belkin)
 

Se o usuário preza por portabilidade e não necessita de uma carga muito grande, uma solução pode ser as capas com baterias acopladas. Normalmente, esses acessórios são uma boa opção para quem não quer carregar mais um gadget no bolso ou mochila e deseja mais praticidade. Os pontos negativos, porém, ficam por conta do aumento de espessura do telefone e a capacidade limitada desses acessórios.

Já quem busca cargas maiores e não se importa de transportar mais um dispositivo, as baterias externas independentes tendem a ser a melhor opção. Nesse caso, é importante observar as dimensões dos acessórios, que tendem a ser proporcionais à capacidade dos mesmos. Se você tem pouco espaço, é aconselhável optar por capacidades de até 5.000 mAh e tamanho que cabem facilmente no bolso. Nesse caso, tenha como referência as medidas do seu aparelho telefone.

 

Bateria externas podem ter dimensões variáveis de acordo com a capacidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Bateria externas podem ter dimensões variáveis de acordo com a capacidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
 

Já para quem tem bolsos maiores ou está sempre com mochilas, é possível encontrar baterias com armazenamentos de até 16.000 mAh e tamanho similar a um HD externo. Esses dispositivos são recomendados ainda para quem tem mais de um telefone ou quer carregar tablets também.

 

Publicado em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/o-que-observar-antes-de-comprar-um-carregador-externo.html

Por ELSON DE SOUZA para o TechTudo em 17/08/2014 08h27